quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Lulu já previa a solidão do mundo cibernético

Recentemente, durante um programa da MTV sobre a carreira e os sucessos do músico Lulu Santos, deparei-me com uma análise sobre a letra da música “Aviso aos Navegantes” que realmente prendeu minha atenção.

Aviso aos Navegantes
Lulu Santos

Se existe alguém na linha
Se tem alguém no ar
Por favor responda agora
Não me faça esperar...
Há uma certa urgência
Alô informação!
Aqui sou eu sozinho
Do outro lado
Não sei não
Sei!...
Instalei uma antena
E lancei um sinal
Há nada no radar
Procuro no dial...
Aviso aos navegantes
Tem mais alguém aí?
Só ouço o som da minha
Própria voz a repetir...
S.O.S. Solidão!


Lançada no ano de 1996, no cd Anti Ciclone Tropical, “Aviso aos Navegantes” é de uma contemporaneidade incrível. A letra (como vocês podem acompanhar logo acima do texto) fala sobre o mundo virtual, o qual permite acesso a muitos lugares, muita informação, muitas pessoas... Mas que ao mesmo tempo tira as pessoas do mundo real.
O individualismo que existe atualmente na sociedade ocorre também por conta desse isolamento que, querendo ou não, é causado pelo uso excessivo do computador. Um fenômeno muito corriqueiro a ser observado é a quantidade de pessoas que deixam de sair de casa porque preferem ficar navegando, conversando com desconhecidos que podem ser pessoas reais ou apenas personagens.
É claro que a internet trouxe benefícios incontáveis à vida de todos. Informação atualizada quase que minuto a minuto e de livre acesso, fotos, vídeos, músicas, entretenimento em geral, etc etc etc. Ainda facilitou o contato com colegas, amigos, familiares distantes, através de e-mails, orkut, msn e os outros tantos meios que existem, e manter esse tipo de contato – acredito eu – é absolutamente saudável, desde que feito de maneira ponderável. Também não condeno de maneira alguma conhecer pessoas através da internet; para quem se sente bem, qual o problema? Entretanto, vale deixar claro que o uso do meio em excesso pode acabar prejudicando o convívio no mundo real.

Em tempo: a vida acontece lá fora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu também vi esse programa. Achei super interessante!
O individualismo na internet realmente está cada vez mais notável.
Abraços, Carol