quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Filósofo do Século XX

"Com a sua morte, desapareceu um dos poucos gênios que viviam no mundo de hoje. John Lennon morreu aos 40 anos de idade, portanto com muito tempo ainda aberto a sua frente. Mas o pouco que viveu foi o suficiente para deixar um dos mais extraordinários legados que a cultura popular moderna jamais recebeu. Não há notícia de que outro compositor ou conjunto musical tenha sido mais universal que Lennon e os Beatles, ou que tenha encantado tanta gente durante tanto tempo, em tantos lugares, ou ainda que tenha influenciado de maneira tão completa a época em que viveu. Vinte e nove anos - não um ou dois, mas vinte e nove - depois de os Beatles terem se dissolvido, suas canções, seus discos e sua imagem continuam tão atuais e presentes como se o conjunto continuasse vivo. Sem existir mais, os Beatles permanecem tão vivos como sempre, pois tornou-se impossível se cansar deles, quanto mais esquecê-los. John Lennon é a alma e cérebro desse admirável fenômeno."



Ao falarmos sobre filosofia, sempre pensamos em Sócrates, Platão, Aristóteles, etc. O que esquecemos é de identificar novos filósofos que surgiram no mundo ao longo dos tempos.
Filosofia significa amor à sabedoria. O filósofo tende a questionar a si próprio, ao outro, à vida e o mundo.
E foi exatamente isso que Lennon fez poucos anos antes de morrer.

No ano de 1971, o músico passou a escrever letras com pensamentos filosóficos, como por exemplo: "Instant Karma" (karma, segundo os hindus, se refere a totalidade de ações da vida que determinam o destino da pessoa na próxima vida) e "Imagine" sobre a existência utópica segundo a Nova Era. A música "Imagine", que ainda é popular nos nossos dias e tem sido traduzida para várias línguas e usada em comerciais, induz as pessoas a imaginarem que não existe céu, inferno, países e nem religiões; que todos vivemos em paz. Tudo isto faz parte da filosofia da Nova Era que destaca uma comunidade global no lugar de vários países e nacionalidades, a ausência de religião tradicional que hoje conhecemos e nenhum conceito de retribuição (inferno), nem de céu na forma mencionada na Bíblia, somente esclarecimento. Na realidade se trata de um convite para que as pessoas se unam ao movimento da Nova Era. John canta "Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas não sou o único. Espero que um dia você se una a nós e viveremos como um só".




O pensamento vivo de John Lennon:

"All we are saying is give peace a chance."

"As usual, there is a great woman behind every idiot."

"Everything is clearer when you're in love."

"I believe in God, but not as one thing, not as an old man in the sky. I believe that what people call God is something in all of us. I believe that what Jesus and Mohammed and Buddha and all the rest said was right. It's just that the translations have gone wrong."

"Jesus was all right, but his disciples were thick and ordinary. It's them twisting it that ruins it for me."

"I don't intend to be a performing flea any more. I was the dreamweaver, but although I'll be around I don't intend to be running at 20,000 miles an hour trying to prove myself. I don't want to die at 40."


Quem quiser ler mais algumas frases, veja esse vídeo.



John Lennon morreu no dia 8 de dezembro de 1980, assassinado por um fã, em NY.
Após sua morte, um memorial chamado Strawberry Fields Forever foi criado no Central Park, em sua homenagem.


(1940 - 1980)

Um comentário:

Daniella Dolme disse...

Com certeza a música apresenta diversos filósofos, brilhantes poetas.. que encantam não só pela boa música, mas também pela qualidade das mensagens presentes nas letras!

Lindo post Mari!! =)