terça-feira, 8 de maio de 2007

Eles não sabem de nada!

Só sabem que nada sabem... Como quase diria Sócrates!

Quem viveu em sintonia com os acontecimentos dos últimos anos sabe bem o quão conturbado esteve o cenário político no Brasil e no mundo. Alguns escândalos ficaram na memória de milhares de cidadãos e tiraram deles a sensação de que merecem o mínimo de respeito. Além de presenciar ilustres episódios que “cansaram a beleza” dos brasileiros (como o Mensalão, o surgimento das CPIs e os ataques do PCC), foi possível notar que, entre nós, existem mesmo aqueles que se julgam os verdadeiros donos da verdade. Mas o que mais impressionou foi a capacidade de alguns de demonstrar que não sabiam de nada.
Durante o período de apogeu ateniense, viveu um homem chamado Sócrates; não era uma pessoa rica e também não valorizava bens materiais. Para ele, a filosofia não era uma questão de posse: “Eu não possuo o saber, eu busco o saber”. Quando Sócrates afirmou que só sabia que nada sabia, estava tentando dizer que o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da sua ignorância. Os que se diziam proprietários do saber, portanto, na verdade não o eram.
Ora, se Sócrates tivesse nascido nos dias de hoje, provavelmente ficaria indignado com a postura de alguns falsos sábios que estão por aí vendendo seus ensinamentos. Não conseguiria compreender como é possível que uma população tão grande consiga calar diante de alguns acontecimentos. Incomodar-se-ia ao ver que há tanta diferença em um mundo relativamente pequeno e que a voz do povo não é mais a voz de Deus, mas a de um ou dois homens que residem em uma confortável casa na maior potência do mundo. Esses sim acham que sabem de tudo, quando na verdade não sabem de quase nada. Talvez alguém devesse contar a eles que petróleo não é tudo; devesse dizer a eles que estão limitando seu conhecimento quando dão as costas aos problemas do mundo e das pessoas que nele vivem. Talvez eles devessem pensar como os sofistas, que acreditavam que a verdade era fruto de uma negociação. Mas eles cismam em tratá-la como uma lei imutável e teimam em julgarem-se sábios demais a ponto de serem confrontados. De fato, alguém deveria dizer a eles que, segundo a “teoria” de Sócrates, de sábios eles não têm nada.
Pois bem! Os dias passam e mais absurdos vão colocando-se diante dos nossos olhos... E parece que cada vez mais todo mundo só sabe que não sabe de nada. E ponto.

4 comentários:

NOSSO NOME disse...

Gente... esse texto é meio aleatório mas eu o fiz em um dia de indignação, enquanto lia algumas noitícias da Internet. E vocês sabem da minha admiração por Sócrates, eu precisava MESMO envolvê-lo nos meus pensamentos! hahaha
Então resolvi postá-lo! Espero que gostem :)

Bjoos!

Anônimo disse...

Oi oi ^^'

Eu sou do grupo "A cabeça bem feita" do Jo A...

Mudamos o visual do nosso blog, dêem uma olhada lá :D

Anônimo disse...

Flávis, post joinha. Infelizmente eles continuam sabendo que não sabem nada.

Bruna Bernacchio disse...

Só sei que nada sei.