quarta-feira, 21 de março de 2007

1. Surgimento da Democracia

Início da democracia ateniense

Atenas era, sem dúvida, a cidade mais influente da Grécia. Se hoje pensarmos nas maiores colaborações que Atenas nos deixou, não podemos deixar de citar a sua importância cultural. Lá, foram desenvolvidas artes como o teatro, a filosofia e a arquitetura.
A sociedade ateniense era dividida basicamente em 3 segmentos: eupátridas (donos de terras férteis), demos (sem terras, endividados, camponeses pobres, metecos) e escravos (prisioneiros e endividados). Vale lembrar que, em Atenas, os escravos não eram considerados mercadoria.
Com a 2ª diáspora, surgiu o comércio. Graças a esse fato, formou-se uma nova elite – os demiurgos (membros da demo que enriqueceram). Tinham dinheiro e influência, mas não eram considerados cidadãos. Graças a essa influência, os demiurgos começaram a fazer discursos na praça (ágora) protestando contra os privilégios dos eupátridas. Com isso, o povo começou a se recusar a aceitar mitos para justificar a situação em que viviam. Iniciou-se, assim, uma guerra política em Atenas.

Ágora em Atenas.


A guerra política fez com que a sabedoria do uso das palavras para argumentar um ponto de vista se tornasse algo indispensável a todos cidadãos atenienses. Todos sentiam-se na obrigação de conseguir falar bem em público. Segundo Kerferd, “O poder de expressar as idéias de uma forma clara e susceptível de persuadir uma audiência era considerado uma arte que precisava de ser aprendida e ensinada”. Desse modo, o trabalho dos sofistas, que eram aqueles que ensinavam como conduzir as palavras na ágora, mostrava-se cada vez mais necessário.
Em meio a tantos conflitos, surge Drácon - um legislador ateniense, eupátrida, que ficou famoso por ter criado as leis escritas. Porém, suas leis eram impopulares, uma vez que continuavam garantindo os privilégios dos eupátridas. Por esse motivo, Drácon logo foi substituído por Sólon.
Dos principais feitos de Sólon, destaca-se o fim da escravidão por dívidas e a possibilidade de acesso a cargos importantes de Atenas para membros do demos (acesso à cidadania, direitos políticos), desde que tivessem renda. O fato rachou a opinião pública, uma vez que os que não tinham renda se sentiram traídos. Estes, ficaram tão enraivecidos que pegaram em armas e começaram a matar os privilegiados. Foi o início de uma guerra civil em Atenas.
Com a guerra civil, golpistas, que eram chamados de tiranos, passaram a governar Atenas. Depois de uma longa seqüência de tiranos, Clístenes assume o poder e resolve acabar com a guerra.
Clístenes dividiu Atenas em 10 distritos chamados de “demos”, nos quais a população poderia escolher, por meio de eleições, 50 representantes para o governo. Esse foi o início da democracia (mas só os cidadãos homens participavam – estrangeiros, escravos e mulheres eram excluídos). Aqueles que eram contrários à democracia seriam exilados por um período de 10 anos.

A partir da democracia – palavra originalmente grega onde demo quer dizer povo e kracia quer dizer governo – criou-se uma tradição democrática constituída de três direitos fundamentais que a partir daquele momento definiriam o conceito de cidadão: igualdade, liberdade e participação no poder. Igualdade significava: perante as leis e os costumes da polis, todos os cidadãos possuem os mesmos direitos e devem ser tratados da mesma maneira. Liberdade: todo cidadão tem o direito de expor em publico seus interesses e suas opiniões, vê-los debatidos pelos demais e aprovados ou rejeitados pela maioria, devendo acatar a decisão tomada publicamente. Com a Revolução Inglesa de 1644 [1640] e a Revolução Francesa de 1789, o direito à liberdade ampliou-se. Participação no poder: todos os cidadãos têm o direito de participar das discussões e deliberações públicas da polis, votando ou revogando decisões.
A democracia ateniense era direta, "governo do povo, pelo povo e para o povo".
A moderna é representativa, onde o direito à participação no poder tornou-se indireto através da escolha de representantes.

24 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o seu texto, me ajudou muito, seu blog é muito legal, abraços!

Anônimo disse...

muito bom esse texto me ajudou muito com meu teabalho muito obrigdo fui

Anônimo disse...

esse texto está exelente.
me ajudou muito no meu trabalho sobre o início da democracia.

Anônimo disse...

me ajudou muito adorei

Anônimo disse...

muito bom!
foi muito util esse texto para meu trabalho sobre o surgimento da democracia, adorei ...

Anônimo disse...

ae mina o texto e muito bom ....
me ajudou eu tirar nota azul na escola....
valeu princesa...

Unknown disse...

brigadão me ajudou ajudou muito
seu blog está muito show..

Anônimo disse...

OBRIGADA PELO SEU TEXTO. ME AJUDOU DEMAIS. UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Perfeito Mari me ajudou em uma parte do trabalho de Hitória *.*

Anônimo disse...

vc me salvou de um zeroo
tem td o que eu preciso.Parabéns

Unknown disse...

ADOROOOOOO!!!! era o que eu tava prescisando pra fazer um trabalho sobre o tema! vai ser prefeito pra minha apresentaçao. parabens

Blogueiro Anônimo disse...

Gostei pakas desse texto,me ajudou muito (embora tenha tirado a minha utopia de que a democracia tinha sido criada através de conversas e igualdade =p) e me explicou uma coisa também:tudo começa como um corpo em branco,se ninguém aprimorar,continua na mesmo =)

Anônimo disse...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

G. Vallejo disse...

valeu!
ajudou muito a uma vestibulando!
demais o seu blog!
parabéns!

Unknown disse...

hum adooooro! graças a esse site eu não vou presisar fazer prova parabéns era tudo q eu presisava♥♥

Anônimo disse...

karaaaacaaa esse texto é d+ vou tirar 10!!!
valeu!!!!

Rogério disse...

Adorei o texto! Está de parabéns pelo blog, e pela redação. Ótimo!

Me ajudou bastante!
Parabéns e continue com o brilhante trabalho!

Anônimo disse...

esse sait e o melhor que tem comtinue assim e fassa outros saites que sou seu seguidor

Anônimo disse...

Muito bom!!! Gostaria que vc postasse alguns temas sobre Grecia e Roma que caiam nos vestibulares do Nordeste em especial a UFPE. Abraços

Anônimo disse...

vlw ae gostei do q vc escreveu vlw NUMERO DA BIXINHA

88435323

Anônimo disse...

eu achei esse tema muito interessante por que pelo o que eu vi na democracia eu percebir que ela surgiu de uma forma diferente.

jimmy Neutron disse...

Acessem meu blog

mulambosinformatica.blogspot.com

pedrisa disse...

achei isso muitissimo importante,me ajudou bastante,serviu para estudar para o teste

Anônimo disse...

Ajudou bastante.Obrigado.