segunda-feira, 30 de julho de 2007

Greve de Informações

Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 30/07/2007 10:30

Jornalistas escoceses voltam a entrar em greve
Redação Portal IMPRENSA


Os jornalistas dos impressos Evening Times e Sunday Herald, da Escócia, preparam-se para voltar à greve, na próxima sexta-feira, 3 de Agosto, em defesa dos empregos dos jornalistas e da qualidade da profissão.
A paralisação, que conta com o apoio da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), dá continuidade à ação iniciada dia 20 de Julho, que contou com a adesão de mais de 250 profissionais dos três principais jornais escoceses (The Herald, Sunday Herald e Evening Times) na primeira greve de 24 horas realizada nos últimos 27 anos.

Entre as causas para a greve estão o crescente número de demissões e a degradação das condições de trabalho e do jornalismo nos órgãos de comunicação representados, apesar de os lucros continuarem a aumentar.

Na apresentação do nosso primeiro mini-seminário,falamos sobre a Lei da Greve do governo Lula. Lembro do professor Dimas falando sobre como seria absurdo uma greve de jornalistas. Ta aí: os escoceses têm greve de informações.

Um comentário:

Gustavo Uribe disse...

Isso é um dilema nunca resolvido. Se os meios de comunicação são governamentais - atendendo ao direito democrático de oferecer a informação à toda a sociedade - eles se tornam chapa-branca e desinformam com omissões. Mas quando ele é particular, forma vivida atualmente, ele depende do mercado capitalista e de seus percalços para sobreviver. Será que o ideal não seria uma televisão pública aos moldes de uma BBC?