sexta-feira, 1 de junho de 2007

Relações entre os temas.

Partindo da proposta do nosso próximo seminário relacionado ao conceito de Utopia e dando uma olhada nas últimas postagens do nosso blog, é adequado que relacionemos um pouco essas duas coisas. Afinal, só tenho lido ultimamente textos sobre corrupção, protestos, impostos, entre outros assuntos que, convenhamos, não são os mais agradáveis de serem abordados. E, justamente por isso, não são esses os problemas que enfrentaríamos num mundo idealizado, num mundo utópico onde não teríamos motivo para discutir algo que nem sequer existiria.
Sendo assim, o pensamento idealista é uma forma de ação que provoca o movimento das pessoas em prol de uma causa mais justa, fazendo com que essas tenham uma visão mais crítica da sociedade em que vivem.
A utopia serve, portanto, como um instrumento de transformação social. Trata-se de uma realidade que visa, como ensina o mestre João Baptista Herkenhoff, "desmascarar a falsidade da ideologia estabelecida". E, sabiamente, continua o mestre: "O presente pertence aos pragmáticos. O futuro é dos utopistas"!
Talvez no mundo idealizado por nossas mentes, as “páginas” desse blog seriam vazias, pois não haveria nada para ser melhorado.

Enfim, esse assunto será devidamente discutido e aprofundado no dia da nossa apresentação (12/06), portanto, esperem até lá!


Abaixo, segue uma curiosidade, a capa de uma revista acadêmica que reserva todo o seu espaço para tratar dessa discussão.




Saiba + - http://www.utopiaandutopianism.com/1.htm

Nenhum comentário: